Cultiverde

Marca e embalagens para uma cooperativa que promove o desenvolvimento sustentável. Melhoria da percepção de qualidade traduzida no aumento de 400% das vendas.

A Occa foi escolhida em uma concorrência técnica promovida pela GSMD, uma das mais conceituadas consultorias especializada em varejo, marketing e canais de distribuição, para ser responsável pela criação da marca e embalagens dos produtos que seu cliente, a Fundação Odebrecht, apoia. São os produtos provenientes do Projeto da Área de Proteção Ambiental do Pratigi na Bahia, que promove o desenvolvimento sustentável através da aliança entre os 4 setores da cadeia produtiva.

Desafio

Para cada tipo de produto havia uma marca específica. Nosso desafio foi criar uma marca com identidade visual forte e consistente, para ser a marca única de todos os produtos: alimentícios (palmito, peixe, mandioca), para casa (utensílios de limpeza e decoração de piaçava) e de moda (artesanato bolsas de piaçava). Transmitir os atributos, valores e posicionamento de produtos sustentáveis e de comércio justo

Planejamento

A partir da imersão total de 4 dias de visitas in loco nas plantações, nas cooperativas, na indústria e nos supermercados da Bahia definimos o conceito de aliança resultando em produtos de qualidade e tecnologia. Iconização e síntese das informações para atingir consumidores de todas as classes sociais e regiões do Brasil e diferenciação visual em relação às marcas sustentáveis, fugindo do padrão natureza nas imagens e enfatizando as pessoas (produtores) e o resultado final (produto) também foram pontos da estratégia.

Nome

Foi mantido o nome Cultiverde (antes apenas para palmito). Nome forte, que remete a Cultivo verde (cultivo ecológico), além de ser um nome internacional, de fácil lembrança e transmitir a essência do programa.

Logotipo

A marca criada simboliza a integração total do produtor ao consumidor consciente. O desenho gráfico partiu de referencia de símbolos e ícones como soma, infinito, mandalas. As cores vão do verde mais vivo “de natureza” ao verde mais azulado “tecnológico”, enfatizando um ciclo de amadurecimento natural e a evolução da cadeia de produção e consumo.

A Occa sempre tem como metodologia criativa a convergência das mídias e a flexibilidade de adaptar conceitos de comunicação digital para impressos e vice-versa. Por isso, comparamos a embalagem a um site, que precisa captar a atenção rapidamente pois, caso contrário, a janela se fecha e a conexão se perde. Objetividade, impacto visual, facilidade de identificação de nome, produto e marca foram as diretrizes do projeto gráfico. Conduzir a leitura, hierarquizando a informação para tentar ao máximo garantir que a pessoa leia tanto sobre os atributos e qualidade do produto, mas também sobre os benefícios de sustentabilidade de todos os envolvidos no ciclo de compra do produto.

Resultado do projeto

Marca forte e comunicação única para todos os produtos do projeto
. Harmonia entre as embalagens com destaque e diferenciação no PDV
. Aumento da percepção de qualidade e valor do ticket do produto.

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